sexta-feira, 19 de junho de 2009

Entrevista ao Director do INP

Iniciamos hoje o nosso ciclo de entrevistas, conduzidas pelo “Repórter AAAINP”, com aquele que é o Director do INP, a casa que é a razão de ser da nossa Associação. Pensamos ser esta a melhor maneira de darmos corpo a este nosso projecto.

O Director do INP é actualmente o Prof. Doutor Miguel Varela que apresentamos em “post” anterior. Embora não seja antigo aluno do INP, Miguel Varela rapidamente “vestiu a camisola”, partilhou o espírito INP e imprimiu um novo ritmo, mais energia e projectos que se esperam de sucesso!

Assumiu a Direcção do INP há cerca de um ano que balanço faz?

O balanço é muito positivo. Os objectivos traçados no final do ano de 2008 foram plenamente alcançados. O INP reformulou toda a sua oferta formativa e alargou-a a novos campos científicos e pedagógicos. O INP tem, pela primeira vez, em quase meio século de existência, a sua vocação pioneira altamente vincada pela quantidade e qualidade da oferta formativa. Foram aprovadas oito licenciaturas, três mestrados e prevê-se a aprovação de mais outros três mestrados, um deles à escala internacional, num diploma conjunto em colaboração com uma universidade estrangeira.

O INP está numa fase pós-Bolonha, tendo já analisado todas as oportunidades e necessidades a todos os níveis, dos estudantes e dos agentes de mercado, decorrentes deste processo. Toda a oferta formativa foi pensada e repensada à luz destes novos paradigmas.

Também ao nível do corpo docente apostamos cada vez mais na qualidade e transmissão mista dos saberes académico e profissional.

Como descreve actualmente o INP?

O mundo está em permanente e acelerada mudança. O Instituto Superior Novas Profissões acompanha esse ritmo interpretando a mudança e adaptando-se constantemente. Temos um posicionamento baseado na qualidade de ensino que é confirmado pelo prestígio dos nossos diplomados no mercado.

Quais os desafios que se colocam hoje ao INP?

O objectivo do ensino superior, mais do que a formação técnica e científica dos estudantes, é a de formar bons cidadãos, que pautem a sua conduta na sociedade por elevados valores e princípios. Nem as universidades nem os institutos politécnicos devem alhear-se dessa função vital na sociedade portuguesa. É essa a nossa missão e o nosso desafio permanente.

Hoje há uma mudança de paradigmas, não há empregos para vida e o ensino é feito ao longo da vida, encontrando novos saberes e competências. O que o INP tem neste momento para oferecer e ajudar os seus Antigos Alunos neste caminhada?


A vida académica é um marco fundamental no percurso de cada um. Para além do saber adquirido e das competências desenvolvidas e como os sistemas socio-económicos mudam a um ritmo alucinante, aprende-se a inovar e a adaptar, assim como é determinante o espaço extra ensino-aprendizagem, as amizades e o espírito de solidariedade entre colegas, que se pretende para a vida. No INP não se pretende ensinar a crescer. Pretendemos, sim, que os estudantes “cresçam” na escola e que esta cresça neles durante toda a vida. Por isso também, o INP tem sempre as portas abertas aos seus alunos para reciclagem de conhecimentos ou formação pós-graduada e mestrados que ajudam a adaptar os conhecimentos e técnicas às constantes mutações dos mercado e consequentemente, da empregabilidade. Conscientes do papel dinamizador do INP na formação de quadros aptos para serem competitivos a nível nacional e internacional, é para nós um estímulo permanente, saber, assim, contribuir para o desenvolvimento de Portugal e da sociedade em geral.




Miguel Varela Director do INP

Miguel Varela assumiu o cargo de Director do INP em 2008, ocupando o lugar deixado vago pelo nosso colega e associado da AAAINP, Nuno Brandão, actualmente Coordenador do Departamento de Comunicação do INP.

É precisamente com o Director do INP que vamos iniciar o nosso ciclo de entrevistas mas vamos antes conhecer melhor quem é Miguel Varela que como a maioria dos "alfacinhas" é natural de S. Sebastião da Pedreira e nasceu na "primavera Marcelista", em 1971.

Miguel Varela é Professor agregado em Economia da Empresa, na especialidade de Marketing. Tem o Pós - doutoramento em Comunicação e Marketing, pela Universidade Compultense de Madrid e o Doutoramento em Economia da Empresa/Marketing pela Universidade Autónoma de Lisboa. Tem ainda o PhD em Economia pela American University de Lowa (EUA) e o MBA pelo ISEG, sendo licenciado pela UAL, em Economia.

Tem uma vasta experiência profissional em termos académicos - leccionando em diversas universidades e politécnicos, empresarial e em instituições publicas, tendo sido adjunto do Ministro da Economia do XV Governo Contitucional, Dr. Carlos Tavares, actualmente Presidente da CMVM.

Autor de diversos livros e publicações cientificas, participou como oradorem inumeros congressos e seminários.

domingo, 14 de junho de 2009

INP com novos cursos

O INP acaba de ver aprovados pelo Ministério do Ensino Superior um conjunto de novos cursos de 1º e 2º ciclos, ficando com um total de oito licenciaturas e 3 mestrados. As novas licenciaturas são: Gestão Comercial e Vendas, Comunicação Pública e Autárquica, Jornalismo, Produção e Comunicação Gráfica e Digital e Gestão Hoteleira. A estas juntam-se a licenciatura em Turismo, Gestão Hoteleira e Informação Turística, Secretariado - Assessoria de Direcção e Administração, e Relações Publicas e Publicidades. A Oferta ao nível do 2º ciclo contempla três mestrados: Comunicação Integrada, Comunicação para As Cidades e Autarquias; e Turismo Cultural e Animação.

Mais informação em www.inp.pt

sábado, 13 de junho de 2009

«Onde estavas no 25 de Abril?»

«Onde estavas no 25 de Abril?». Esta não é a pergunta que faremos, até porque alguns dos nossos colegas mais novos ainda não tinham nascido, em 1974, claro!
No entanto, vamos querer saber onde estão os membros da família INP e o que andam a fazer. Este blog vai ser o ponto de contacto e de actualização do percurso de vida dos nossos colegas que ao longo de 45 anos frequentaram o INP, a escola de ensino superior privado mais antiga e com maior tradição em Portugal.
Este ciclo vai-se iniciar já na próxima semana, vamos conhecer os novos desafios do INP e ouvir o seu Director, o Prof. Doutor Miguel Varela.
Enviem-nos as vossas sugestões e contactos dos nossos colegas que brilham por este mundo fora, para partilharmos aqui o seu percurso.

AAAINP- 10 º Aniversário (1999-2009)

A AAAINP completa no próximo mês de julho o seu primeiro decénio, no ano em que o nosso Instituto comemora 45 anos!
A Associação de Antigos Alunos foi fundada por escritura notarial em 14 de Julho de 1999 e é uma pessoa colectiva de direito privado, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, que se propõe:
- Manter e reforçar os laços de amizade entre os antigos alunos do INP, promovendo todo o tipo de acções de cariz cultural, recreativo e assistêncial adequadas a esse fim;
- Zelar pelo prestigio e bom nome do INP e dos seus diplomados; e,
- Apoiar a integração na vida activa e o desenvolvimento profissional de todos os diplomados do INP.
A AAAINP, assume-se como um pólo aglutinador de todos Antigos Alunos, numa extensão natural do próprio INP, dando assim cumprimento aos seus objectivos estatutários.
A accção da AAAINP, centra-se neste momento no desenvolvimento da Associação, levando a cabo um ambicioso projecto de mapeamento dos Antigos Alunos, reforçando a sua promoção, aproveitando as novas tecnologias, nomeadamente através das redes sociais, em que já está presente: "The StarTracker"; "LinkedIn", "Hi5" e "Facebook".
Este trabalho visa aumentar o número de associados, permitindo desta forma reforçar os elos de ligação entre a comunidade INP e permitir uma actuação integrada em vários dominios da sociedade.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Finalmente a Blogoesfera!

Este é o blog oficial da Associação de Antigos Alunos do INP (AAAINP)!
Depois do site, da dinamização das redes sociais, finalmente o blog. Este é um espaço dedicado a todos os antigos alunos do INP pelo que todas as sugestões são desde já bem vindas.
Daremos aqui conta da vida da AAAINP, do percurso dos nossos colegas, do nosso INP e para a opinião dos nossos colegas sobre os mais diversos temas.
Enviem-nos os vosso contributos e divulguem!