quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Alunos do INP ganham 1º Prémio do University Challenge

A EDP entregou ontem (dia 21 de Outubro) o 1º prémio do concurso University Challenge 09 a um grupo de alunos do Instituto Superior de Novas Profissões (INP), uma iniciativa promovida pela EDP que, nesta terceira edição, teve como tema A EDP e as Energias Renováveis: um futuro lado a lado.

O projecto vencedor que tem como tema Elaboração de plano de comunicação para a promoção da EDP associada às energias renováveis em Portugal, reuniu o consenso de todo o júri.

Este grupo, constituído por Abdul Karim, Pedro Santos, Elisabete Simões e Tiago Luís, vai receber uma bolsa de estudo no valor de 10.000 euros e os seus membros têm ainda a possibilidade de realizar um estágio de 3 meses na EDP.

O docente que acompanhou o grupo vencedor, o nosso colega Luís Rasquilha, na realização do trabalho, recebe também uma bolsa de investigação no valor de 3.500 euros.

Aos estudantes, a EDP lançou o desafio de apresentarem um projecto e plano de marketing na área das energias renováveis. No total, foram entregues 34 projectos que envolveram 130 estudantes e 21 professores de universidades de todo o país.

O projecto, que este ano teve também a sua 1ª edição em Espanha, vai ter continuidade em 2010, avançando assim para a sua 4ª edição em Portugal. No próximo ano, o projecto vai estender-se também ao Brasil.

Esta é uma das formas da EDP colaborar na formação dos nossos universitários, incentivando-os a interagir com a realidade do mundo empresarial e da sociedade em geral.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Adriana Coutinho apresenta hoje o seu livro "acama"

Pedro Miguel Ramos apresenta hoje, pelas 21h00 o livro «acama» da autoria da nossa colega Adriana Coutinho, a ter lugar na Fnac CascaisShopping.

«Desde sempre me preocupei em deixar mensagens por todo o lado. O meu maior pânico é que a vida leve tudo, até a história. Vibro se encontro o quer que seja que tenha sido feito ou deixado pelos meus avós. Adoro senti-los ali, naquele pedaço de papel, naquela letra, naquele cheiro que o tempo altera mas não leva».

Intrigada desde sempre com o fenómeno “tempo”, o momento fez nascer a 8 de Julho de 1980, Adriana Maria de Sousa Coutinho, portuguesa de gema, africana e alma goesa – não fossem os seus antepassados da afamada Índia.

Para além de fotografias, colecciona histórias e com elas os amigos que lamenta não poder ver todos os dias, que depois da família são o seu bem mais precioso e a razão deste livro – “são eles que fazem existir todas as histórias que amo contar” – que justifica a oportunidade honrosa de fazer alguém partilhar. Sorrir.

Adriana Coutinho licenciou-se em 2002 em “Relações Públicas e Publicidade” pelo INP e terminou em 2008 o Programa Avançado de Gestão para Executivos da FCEE-UCP. Trabalhou desde sempre na área de Branding, o que lhe deu a experiência de viver em 2005 quase um ano em São Paulo, onde aprendeu o que significa “sentir-se sozinho no meio da multidão” e onde adorou saber que a distância não impede o amor.





Américo SIlva regressa a Londres como Global Media Manager da Shell


O nosso colega Américo Silva acaba de assumir a função de Global Media Manager da Shell regressando a Londres, onde já desepenhou outros cargos na Shell. Américo Silva era até agora Global Marketing Communication Manager e estava domiciliado na Suiça.
Associado da AAAINP, participou no «I Congresso do INP - Saberes para novos desafios" que teve lugar em Fevereiro de 2008, integrando os oradores do painel de abertura do Congresso.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Filipe Mendes é o sócio 1000



Filipe Mendes é o nosso associado número 1000, uma nova meta alcançada que simboliza a nova dinâmica da AAAINP !




Qual foi o seu percurso depois de sair do INP?


- Depois de sair do INP, tive a oportunidade de fazer alguns trabalhos de investigação para a Leeds Metropolitan University, em Leeds, Reino Unido, para o departamento de Relações Públicas, no âmbito da utilização de tecnologia para a prática das RP. De seguida mudei-me para Oslo, Noruega, onde trabalhei uma empresa do grupo IT Corporate, onde desenvolvíamos soluções para televisão interactiva, nomeadamente interactividade em programas de TV, Teletexto Interactivo e soluções móveis. Em 2002 voltei para Lisboa para trabalhar na Mobbers, posteriormente Telelink, onde desenvolvíamos interactividade para programas de TV e a parte interactiva e móvel de campanhas de marketing. Em 2008 ingressei numa produtora de música e TV portuguesa onde neste momento operamos em Portugal, Cabo Verde e Moçambique.



O que é o INP para si?


- O INP para mim foi o primeiro local em que pude realmente compreender como se pode usar as Relações Públicas nas organizações e onde tive o primeiro contacto com a comunicação em termos académicos. Neste momento o INP continua a ser uma referência.



Que actividades gostaria que a AAAINP desenvolvesse?


- Essencialmente eventos de networking entre pessoal docente e ex-alunos.

domingo, 6 de setembro de 2009

AAAINP ULTRAPASSA OS MIL ASSOCIADOS COM A ENTRADA DE 23 NOVOS SÓCIOS

É com natural satisfação que registamos que a AAAINP ultrapassa a barreira dos mil associados com a entrada de 23 novos sócios. Esperamos nos próximos dias publicar uma entrevista com o sócio nº 1000, Nuno Filipe Mendes.

Os novos sócios da Associação de Antigos Alunos que desejamos desde já para desejar as boas-vindas são:

  • Romeu Maciel Paiva Oliveira– sócio nº 1022
  • Pedro Gonçalo Ferreira dos Santos– sócio nº 1021
  • Luis Filipe Farias Guerreiro– sócio nº 1020
  • Maria Inês da Fonseca Frazão dos Reis– sócio nº 1019
  • Elisabete Maria de Oliveira Simões– sócio nº 1018
  • Marco Fernando Martins– sócio nº 1017
  • Ana Lara Brás Martins– sócio nº 1016
  • Magda Cristina Vicente de Vila-Lobos– sócio nº 1015
  • Vera Lúcia Silva– sócio nº 1014
  • Valdemar Jose Serrenho– sócio nº 1013
  • Cátia Alexandra Tavares – sócio nº 1012
  • Marco Paulo Damião Esteves– sócio nº 1011
  • Eduardo Miguel Delgado Vicente– sócio nº 1010
  • Rute Margarida da Silva Paixão– sócio nº 1009
  • Tânia Patrícia da Costa Simões– sócio nº 1008
  • Colette Aguiar Cardoso– sócio nº 1007
  • Claudia Machado Capelo de Araújo– sócio nº 1006
  • Ana Isabel Inácio Gomes da Silva Lopes Vaz– sócio nº 1005
  • Alda Maria Viegas Outeiro Cardoso– sócio nº 1004
  • Gonçalo Maria Nicola Monteiro– sócio nº 1003
  • António Miguel Teixeira de Freitas– sócio nº 1002
  • Ricardo Bruno Boieiro de Carvalho – sócio nº 1001
  • Nuno Filipe Mendes – sócio nº 1000

terça-feira, 14 de julho de 2009

Parabéns AAAINP!

Foi em 14 de Julho de 1999 que foi constituida, em cartório notarial perante a Dra. Notária Fátima Ramada, a ASSOCIAÇÃO DE ANTIGOS ALUNOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE NOVAS PROFISSÕES. A escritura foi assinada por Vitor Gonçalves, José Quintela e José Carlos Vendrell, constituido-se a associação enquanto pessoa colectiva de direito privado, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, que se propõe:
1. manter e reforçar os laços de amizade entre os antigos alunos do INSTITUTO SUPERIOR DE NOVAS PROFISSÕES, promovendo todo o tipo de acções de cariz cultural, recreativo e assistencial adequadas a esse fim;
2. zelar pelo prestigio e bom nome do INSTITUTO SUPERIOR DE NOVAS PROFISSÕES e dos seus diplomados,
3. apoiar a integração na vida activa e o desenvolvimento profissional de todos os diplomados do INSTITUTO SUPERIOR DE NOVAS PROFISSÕES.

Homanegamos aqui todos os antigos alunos alunos e recordamos os primeiros órgãos socias da AAAINP:

Mesa da Assembleia Geral

- Dr.Henrique Abílio Paulo Fernandes - Presidente
- Dr. Américo da Silva Ramalho -Secretário
- Dr. José Rui Reis - Secretário

Direcção

- Dr. Vítor Manuel S. Couto Gonçalves - Presidente
- Dr. José Eduardo C.C. Quintela - Vice-Presdiente
- Dr. José Carlos Vendrell Barros Henriques -Tesoureiro
- Drª. Susana Maria Ventura Barbosa - Vogal
- Dr. Maurício Marcelo Vila Pereira - Vogal
- Drª. Maria Gertrudes Pinto Regouga -Suplente
- Drª. Anabela Domingos Carreira - Suplente

Conselho Fiscal

- Dr. Eduardo Jorge Madeira Correia - Presidente
- Drª. Susana Maria A. Paulo Fernandes - Vogal
- Dr. Luís Carlos Costa Prazeres -Vogal

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Entrevista ao Director do INP

Iniciamos hoje o nosso ciclo de entrevistas, conduzidas pelo “Repórter AAAINP”, com aquele que é o Director do INP, a casa que é a razão de ser da nossa Associação. Pensamos ser esta a melhor maneira de darmos corpo a este nosso projecto.

O Director do INP é actualmente o Prof. Doutor Miguel Varela que apresentamos em “post” anterior. Embora não seja antigo aluno do INP, Miguel Varela rapidamente “vestiu a camisola”, partilhou o espírito INP e imprimiu um novo ritmo, mais energia e projectos que se esperam de sucesso!

Assumiu a Direcção do INP há cerca de um ano que balanço faz?

O balanço é muito positivo. Os objectivos traçados no final do ano de 2008 foram plenamente alcançados. O INP reformulou toda a sua oferta formativa e alargou-a a novos campos científicos e pedagógicos. O INP tem, pela primeira vez, em quase meio século de existência, a sua vocação pioneira altamente vincada pela quantidade e qualidade da oferta formativa. Foram aprovadas oito licenciaturas, três mestrados e prevê-se a aprovação de mais outros três mestrados, um deles à escala internacional, num diploma conjunto em colaboração com uma universidade estrangeira.

O INP está numa fase pós-Bolonha, tendo já analisado todas as oportunidades e necessidades a todos os níveis, dos estudantes e dos agentes de mercado, decorrentes deste processo. Toda a oferta formativa foi pensada e repensada à luz destes novos paradigmas.

Também ao nível do corpo docente apostamos cada vez mais na qualidade e transmissão mista dos saberes académico e profissional.

Como descreve actualmente o INP?

O mundo está em permanente e acelerada mudança. O Instituto Superior Novas Profissões acompanha esse ritmo interpretando a mudança e adaptando-se constantemente. Temos um posicionamento baseado na qualidade de ensino que é confirmado pelo prestígio dos nossos diplomados no mercado.

Quais os desafios que se colocam hoje ao INP?

O objectivo do ensino superior, mais do que a formação técnica e científica dos estudantes, é a de formar bons cidadãos, que pautem a sua conduta na sociedade por elevados valores e princípios. Nem as universidades nem os institutos politécnicos devem alhear-se dessa função vital na sociedade portuguesa. É essa a nossa missão e o nosso desafio permanente.

Hoje há uma mudança de paradigmas, não há empregos para vida e o ensino é feito ao longo da vida, encontrando novos saberes e competências. O que o INP tem neste momento para oferecer e ajudar os seus Antigos Alunos neste caminhada?


A vida académica é um marco fundamental no percurso de cada um. Para além do saber adquirido e das competências desenvolvidas e como os sistemas socio-económicos mudam a um ritmo alucinante, aprende-se a inovar e a adaptar, assim como é determinante o espaço extra ensino-aprendizagem, as amizades e o espírito de solidariedade entre colegas, que se pretende para a vida. No INP não se pretende ensinar a crescer. Pretendemos, sim, que os estudantes “cresçam” na escola e que esta cresça neles durante toda a vida. Por isso também, o INP tem sempre as portas abertas aos seus alunos para reciclagem de conhecimentos ou formação pós-graduada e mestrados que ajudam a adaptar os conhecimentos e técnicas às constantes mutações dos mercado e consequentemente, da empregabilidade. Conscientes do papel dinamizador do INP na formação de quadros aptos para serem competitivos a nível nacional e internacional, é para nós um estímulo permanente, saber, assim, contribuir para o desenvolvimento de Portugal e da sociedade em geral.




Miguel Varela Director do INP

Miguel Varela assumiu o cargo de Director do INP em 2008, ocupando o lugar deixado vago pelo nosso colega e associado da AAAINP, Nuno Brandão, actualmente Coordenador do Departamento de Comunicação do INP.

É precisamente com o Director do INP que vamos iniciar o nosso ciclo de entrevistas mas vamos antes conhecer melhor quem é Miguel Varela que como a maioria dos "alfacinhas" é natural de S. Sebastião da Pedreira e nasceu na "primavera Marcelista", em 1971.

Miguel Varela é Professor agregado em Economia da Empresa, na especialidade de Marketing. Tem o Pós - doutoramento em Comunicação e Marketing, pela Universidade Compultense de Madrid e o Doutoramento em Economia da Empresa/Marketing pela Universidade Autónoma de Lisboa. Tem ainda o PhD em Economia pela American University de Lowa (EUA) e o MBA pelo ISEG, sendo licenciado pela UAL, em Economia.

Tem uma vasta experiência profissional em termos académicos - leccionando em diversas universidades e politécnicos, empresarial e em instituições publicas, tendo sido adjunto do Ministro da Economia do XV Governo Contitucional, Dr. Carlos Tavares, actualmente Presidente da CMVM.

Autor de diversos livros e publicações cientificas, participou como oradorem inumeros congressos e seminários.

domingo, 14 de junho de 2009

INP com novos cursos

O INP acaba de ver aprovados pelo Ministério do Ensino Superior um conjunto de novos cursos de 1º e 2º ciclos, ficando com um total de oito licenciaturas e 3 mestrados. As novas licenciaturas são: Gestão Comercial e Vendas, Comunicação Pública e Autárquica, Jornalismo, Produção e Comunicação Gráfica e Digital e Gestão Hoteleira. A estas juntam-se a licenciatura em Turismo, Gestão Hoteleira e Informação Turística, Secretariado - Assessoria de Direcção e Administração, e Relações Publicas e Publicidades. A Oferta ao nível do 2º ciclo contempla três mestrados: Comunicação Integrada, Comunicação para As Cidades e Autarquias; e Turismo Cultural e Animação.

Mais informação em www.inp.pt

sábado, 13 de junho de 2009

«Onde estavas no 25 de Abril?»

«Onde estavas no 25 de Abril?». Esta não é a pergunta que faremos, até porque alguns dos nossos colegas mais novos ainda não tinham nascido, em 1974, claro!
No entanto, vamos querer saber onde estão os membros da família INP e o que andam a fazer. Este blog vai ser o ponto de contacto e de actualização do percurso de vida dos nossos colegas que ao longo de 45 anos frequentaram o INP, a escola de ensino superior privado mais antiga e com maior tradição em Portugal.
Este ciclo vai-se iniciar já na próxima semana, vamos conhecer os novos desafios do INP e ouvir o seu Director, o Prof. Doutor Miguel Varela.
Enviem-nos as vossas sugestões e contactos dos nossos colegas que brilham por este mundo fora, para partilharmos aqui o seu percurso.

AAAINP- 10 º Aniversário (1999-2009)

A AAAINP completa no próximo mês de julho o seu primeiro decénio, no ano em que o nosso Instituto comemora 45 anos!
A Associação de Antigos Alunos foi fundada por escritura notarial em 14 de Julho de 1999 e é uma pessoa colectiva de direito privado, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, que se propõe:
- Manter e reforçar os laços de amizade entre os antigos alunos do INP, promovendo todo o tipo de acções de cariz cultural, recreativo e assistêncial adequadas a esse fim;
- Zelar pelo prestigio e bom nome do INP e dos seus diplomados; e,
- Apoiar a integração na vida activa e o desenvolvimento profissional de todos os diplomados do INP.
A AAAINP, assume-se como um pólo aglutinador de todos Antigos Alunos, numa extensão natural do próprio INP, dando assim cumprimento aos seus objectivos estatutários.
A accção da AAAINP, centra-se neste momento no desenvolvimento da Associação, levando a cabo um ambicioso projecto de mapeamento dos Antigos Alunos, reforçando a sua promoção, aproveitando as novas tecnologias, nomeadamente através das redes sociais, em que já está presente: "The StarTracker"; "LinkedIn", "Hi5" e "Facebook".
Este trabalho visa aumentar o número de associados, permitindo desta forma reforçar os elos de ligação entre a comunidade INP e permitir uma actuação integrada em vários dominios da sociedade.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Finalmente a Blogoesfera!

Este é o blog oficial da Associação de Antigos Alunos do INP (AAAINP)!
Depois do site, da dinamização das redes sociais, finalmente o blog. Este é um espaço dedicado a todos os antigos alunos do INP pelo que todas as sugestões são desde já bem vindas.
Daremos aqui conta da vida da AAAINP, do percurso dos nossos colegas, do nosso INP e para a opinião dos nossos colegas sobre os mais diversos temas.
Enviem-nos os vosso contributos e divulguem!